terça-feira, 3 de novembro de 2009

tribo de NERDS



Uma Breve História dos Nerds


Há 100 anos atrás, a população vivia, predominantemente, no campo. Trabalhando em fazendas, essas pessoas não tinham muito tempo ou dinheiro para se importar com moda. Mesmo que uma roupa estivesse ultrapassada, ela continuaria sendo usada enquanto estivesse em bom estado. Apenas algumas pessoas faziam esforços para se manterem na moda, mas não eram todos que se preocupavam com isso. As coisas mudavam lentamente e era fácil para qualquer pessoa, que desejasse e dispusesse de recursos, inclusive um nerd, ajustar-se a ela.


É possível que muitos dos homens solitários do velho oeste, tais como os montanhistas e os escoteiros, fossem nerds. Isso em razão de sua escolha pelo estilo de vida solitária.


Com o progresso tecnológico, muitas coisas mudaram. Mais dinheiro e tempo tornaram-se disponíveis e a moda passou a ser não só uma coisa para ricos, mas uma espécie de obrigação para todos.


Na mesma época, a educação se difundiu e os nerds passaram a se destacar nesta área. Isto fez com que eles alimentassem seus egos e mostrassem sua pré-disposição contra a conformidade, ou seja, aquilo que não gostavam na sociedade.


Nos anos 60, com o crescente uso das drogas, muitos pais resolveram direcionar suas crianças para o estudo. Na intenção de mantê-los afastados dos perigos que a droga oferecia, acabaram enclausurando seus filhos de forma a levarem um estilo de vida nerd.


Nos anos 70, o estereótipo foi reconhecido e recebeu grande atenção. Ao final dessa década, chegou-se a um consenso e uma nova palavra foi criada: nerd. Como a maioria dos estereótipos, ele não foi inteiramente aceito.


Desde então, os nerds têm sido mal entendidos e ridicularizados pela sociedade.

Definição


Mas, o que é ser nerd, o que o caracteriza?
Nerd é uma dessas palavras que é difícil de definir, pois existem vários pensamento distintos entre as pessoas. Mas para conhecedores do assunto e algumas pessoas que se intitulam como tal, nerd é a pessoa que se dedica muito a alguma coisa científica ou técnica e mantém um estilo de vida um pouco diferente do restante da sociedade.


Muitas pessoas usam o termo geral nerd, mas seria melhor especificar em que área ele atua, como o nerd físico, o nerd músico e assim por diante. O nerd da computação, por exemplo, é aquele tipo que fica até tarde da noite de olho na tela do micro ou então lendo a respeito de computador e, depois, dorme pela manhã. Freqüentemente esquece das refeições por estar concentrado navegando na Web.


Em geral, são pessoas que preferem ficar isoladas em seus quartos estudando a sair para se divertir. Em seu tempo livre, fazem qualquer coisa útil como ler um livro, fazer um trabalho de aula antecipadamente, mas é muito difícil fazer algo relacionado com interação social. Por sua inclinação pelo estudo ou por sua capacidade intelectual, seus desempenhos escolares são quase sempre bons. Por isso, são chamados também de CDFs.


O nerd é uma pessoa tímida, introvertida e pouco comunicativa, o que o atrapalha de fazer amizades ou até mesmo conseguir namorar. Os nerds se utilizam da Internet para resolver, em parte, esse problema, uma vez que não precisam se identificar para dialogar, sentindo-se mais a vontade dessa forma. Sendo assim, o círculo de amizades do nerd é pequeno e, na maioria das vezes, os amigos são nerds também.

Um comentário: