quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Animes

animes
Muitas pessoas podem dizer "Mangás são quadrinhos Japoneses, e Anime é a versão Japonesa da animação, e um Anime é normalmente a versão animada do Mangá..." Mas isso não é sempre verdade.
Em primeiro lugar, você pode pensar que o Japão "roubou" os quadrinhos do Ocidente, mas isso não é verdade. O Japão vem criando arte em quadrinhos há cerca de 300 anos! É verdade que muitos aspectos do Mangá são provenientes do Ocidente, mas suas características principais, como linhas simples e aspectos estilizados são características totalmente japonesas. É possível que os Chineses tenham sido influência muito maior que o Ocidente.
Em segundo lugar, os Animes/Mangás são feitos para todos os gostos, contando todo tipo de história. Ao invés dos EUA, onde geralmente se acredita que "quadrinhos/desenhos animados são para crianças", os escritores de Mangá (manga-ka) desenham para todo mundo, desde crianças jovens a homens sexualmente pervertidos! Mas nem mesmo os Animes para crianças tendem a ser simplórios como os feitos nos EUA. Os Mangás/Animes feitos para crianças tendem a mostrar a morte, enquanto o Ocidente tende a fugir desse tipo de realidade (vide Comandos em Ação, onde se faz questão de mostrar os inimigos pulando de pára-quedas de seus aviões explodindo...) E muitas vezes os Animes/Mangás japoneses mostram cenas de pessoas estudando ou trabalhando. A ética de trabalho está invariavelmente presente no background da história. Os Mangás/Animes também normalmente simpatizam com a tecnologia, muitas vezes mostrando seu lado benéfico para a humanidade, enquanto os Quadrinhos/Desenhos Animados Americanos tendem a fugir dela, ou colocá-la quase sempre como a vilã do mundo...
Uma terceira diferença é o estilo único dos japoneses que desenham Mangá/Anime. Isso pode soar estranho, mas eu ainda estou para ver um ocidental que domina a arte de desenhar as tão chamadas "linhas fáceis"... Além disso cada desenhista de Mangá/Anime tem seu estilo único. O estereótipo é o de personagens com cabelos imensos e coloridos e olhos gigantes... Mas existem muitas variações, dos seres quadrados e feios do Matsumoto aos traços leves e arredondados do mestre Miyazaki. E, é claro, existe muito menos ênfase no mundo de super-heróis criado nos EUA. Na maioria dos Mangás/Animes, os homens e as mulheres não são necessariamente os estereótipos da sua raça (beleza extrema) e eles vestem coisas além de roupas coladas a pele... De fato, nos Mangás/Animes, os personagens tendem a trocar de roupa várias vezes ao dia: você vai ver personagens de roupas esporte, finas, belíssimos vestidos e até de pijamas!
E uma diferença menor está no fato de que os Mangás/Animes são normalmente a visão de um só escritor, no máximo dois, enquanto que, vamos dizer, a DC Comics coloca mais de 25 pessoas para a criação de um quadrinho... Um Mangá/Anime é mais como uma novela, onde os personagens tendem a crescer psicologicamente e são guiados pela mente de uma única pessoa, que tem total controle sobre a história e seus personagens...
Aqui na NOVATIBO voce encontrará + materias sobre anime, manga e em breve materias de TV e muita musica.

Aguardem...

Um comentário: